//

Comece agora mesmo a cuidar do seu corpo e mente fazendo atividade física com qualidade e segurança.

Qualidade de vida e bem estar.

Segurança, Motivação e exclusividade!

Supere seus limites e conquiste seus objetivos!

Entre em forma e conquiste saúde!

7 Mitos sobre atividade física revista época


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI112529-15257,00-MITOS+SOBRE+EMAGRECER+COM+EXERCICIOS+FISICOS.html

No mito 1 o especialista caracteriza a atividade como anaerobica o que levaria a um aumento da frequência cardíaca e que seria melhor realizar exercícios aerobicos. Primeiro é importante analisar a caracteristisca da atividade.
As atividades anaerobicas são caracterizadas por altas intensidades. Dependendo do condicionamneto da pessoa o simples fato de subir escadas não a tornará anaerobica, pois para ela o exercício não demandará tanto esforço. Ainda que a atividade possa ser considerada anaerobica ela exigirá um algo gasto calórico, o que ajudará no emagrecimento sim.
Evidentemente a pessoa não consiguirá subir vários lances de escada no começo, mas é preciso ir aumentando aos poucos. Por ex. se ela precisa subir 4 andares, ela pode começar a subir 1 de escada e os outos de elevador, depois de um tempo ela começa a subir 2 andares de escada e 2 de elevador e assim por diante. Além disso, é sempre importante pensar no emagrecimento atráves do balanço energético(O que ingerimos - o que gastamos). Cada movimento que realizamos exige um gasto calório e certamente gastamos mais subindo ou descendo de escado do que de elevador.
Outro equívoco é sobre "perder gordura localizada".O nosso organismo não consome gordura de um local específico e sim do corpo como um todo.

Mito 2
A única maneira do abdominal sozinho emagrecer é se ele possuir uma carga de treinamento que demandará um gasto energético tão alto que a pessoa passará a gastar mais energia do que consegue consumir durante o dia. A partir desse momento ela começará a consumir a "gordurinha extra", mas é bom frisar que isso não ocorrerá de maneira localizada no abdomem e sim a gordura do corpo como um todo. Portanto é interessante mesclar esse exercício com outras atividades durante o dia, independente se aerobicas ou anaerobicas. O importante para emagrecer é aumentar o gasto calórico e diminuir a ingestão de calórias.
Mito 3
O corpo sempre utiliza energia de várias fontes ao mesmo tempo. Contudo cada fonte é mais exigida de acordo com a sua demanda. Por ex. durante a leitura desse blog você utiliza principalmente gordura como fonte energetica, mas tbm consome glicose, principalmente pelo cerebro, já que essa é a única fonte que o alimenta. Portanto a falta de glicose poderá levar a complicações, como um possível desmaio.

Mito 6
Mais uma vez pensando na balança energética quem começa a caminhar ajudará a aumentar o seu gasto calórico, independente de sua intensidade, o que ajudará no emagrecimento. A melhor forma de saber a intensidade e o tempo adequado é se orientar com um Professor de Educação Física, pois ele é quem analisará a sua situação e saberá como determinar o seu treino específico. Outro questão importante é que não existe essa história de que é a partir do vigésimo minuto que começamos a consumir gorduras. Sempre consumimos energia de diferentes fontes, entretanto a sua predominância se dará de acordo com a exigencia da atividade, analisando não só a duração, mas também a intensidade.

Mitos sobre Atividade Física no Fantástico


http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1441602-15605,00-CONHECA+OS+DEZ+MAIORES+MITOS+DOS+EXERCICIOS+FISICOS.html

O fantástico apresentou um especialista abordando alguns mitos sobre atividade física. No geral ele respondeu muito bem a todas as questãões. Contudo uma ressalva é importante.

No mito nº1 ele diz que as atividades na esteira e bicicleta são mais intensas. Isso nem sempre é verdade, pois essa analise deve sempre ser feita considerando a carga de treinamento como um todo. Mas a dica de mesclar esses exercícios com o abdominal é válida, pois além de gastar energia os exercícios aerobicos melhoram a condição cardiorespiratória de maneira muito efetiva.

No mito nº6 ele fala que "se prescreve exercícos com mais de 20 a 30, pois antes disso, com INTENSIDADES MODERADAS o gasto calórico é pequeno." Isso é importante, pois mostra que devemos sempre correlacionar os componentes da carga de treinamento, no caso duração e intensidade. Mas dependendo de outras variaveis, como a nivél do condicionamento do alunos, esse gasto já pode até ser considerado satisfatório para um programa de emagrecimento. Isso dependerá de cada caso específico.

No mito nº7 ele exalta a importância da realização de exercícios, mesmo que 1 vez na semana. A consideração é com a carga de treinamento imposta.
Nesse caso devemos pensar na balança energética do nosso corpo. O que ingerimos e o que gastamos durante a semana. Quem realiza uma vez aumentará o seu gasto semanal e isso contribuirá para equilibrar a balança energetica. Além disso, os benefícios pisicológicos podem induzir a pessoa a aumentar a sua frequência semanal de atividade física. A grande atenção deve ser dada principalmente aqueles que praticam algum esporte de forma competitva, principalemnte peladeiros de futebol, volei... é muito difícil para essas pessoas conseguirem moderar a intensidade com que praticam a suas "peladas", pois a vontade de ganhar sempre demanada mais esforço. Dessa forma, essas são as pessoas que mais podem se prejudicar com a frequencia de apenas 1 atividade semanal. Portanto a prática mesmo que única na semana, pode trazer benefícios, desde que bem orientada, assim a dica é sempre procurar um especialista em educação física para a correta orientação.

No mito nº8 a dúvida é sobre subir e descer escadas ajuda a emagrecer? Mais uma vez devemos pensar na balança energética. Quem tem um gasto calórico muito baixo semanal pode se benefíciar sim desse hábito. Portanto a dica de usar a escada ao invés do elevador como auxílio no gasto calórico é válida. Contudo devemos sempre consultar um Professor de Educação Física para orientar até que ponto isso pode beneficiar cada pessoa.

No mito nº9 ele aborda um tema muito importante. A sede como parâmetro de hidratação. Aquelas padronizações de beber água a cada 10 minutos ou "x" litros de água por dia pode não ser eficaz, na maioria dos casos. Mas é importante, então, dar sempre atenção a sua sede e lógico atender essa demanda do seu corpo sempre quando ela ocorrer.