http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1441602-15605,00-CONHECA+OS+DEZ+MAIORES+MITOS+DOS+EXERCICIOS+FISICOS.html
O fantástico apresentou um especialista abordando alguns mitos sobre atividade física. No geral ele respondeu muito bem a todas as questãões. Contudo uma ressalva é importante.
No mito nº1 ele diz que as atividades na esteira e bicicleta são mais intensas. Isso nem sempre é verdade, pois essa analise deve sempre ser feita considerando a carga de treinamento como um todo. Mas a dica de mesclar esses exercícios com o abdominal é válida, pois além de gastar energia os exercícios aerobicos melhoram a condição cardiorespiratória de maneira muito efetiva.
No mito nº6 ele fala que "se prescreve exercícos com mais de 20 a 30, pois antes disso, com INTENSIDADES MODERADAS o gasto calórico é pequeno." Isso é importante, pois mostra que devemos sempre correlacionar os componentes da carga de treinamento, no caso duração e intensidade. Mas dependendo de outras variaveis, como a nivél do condicionamento do alunos, esse gasto já pode até ser considerado satisfatório para um programa de emagrecimento. Isso dependerá de cada caso específico.
No mito nº7 ele exalta a importância da realização de exercícios, mesmo que 1 vez na semana. A consideração é com a carga de treinamento imposta.
Nesse caso devemos pensar na balança energética do nosso corpo. O que ingerimos e o que gastamos durante a semana. Quem realiza uma vez aumentará o seu gasto semanal e isso contribuirá para equilibrar a balança energetica. Além disso, os benefícios pisicológicos podem induzir a pessoa a aumentar a sua frequência semanal de atividade física. A grande atenção deve ser dada principalmente aqueles que praticam algum esporte de forma competitva, principalemnte peladeiros de futebol, volei... é muito difícil para essas pessoas conseguirem moderar a intensidade com que praticam a suas "peladas", pois a vontade de ganhar sempre demanada mais esforço. Dessa forma, essas são as pessoas que mais podem se prejudicar com a frequencia de apenas 1 atividade semanal. Portanto a prática mesmo que única na semana, pode trazer benefícios, desde que bem orientada, assim a dica é sempre procurar um especialista em educação física para a correta orientação.
No mito nº8 a dúvida é sobre subir e descer escadas ajuda a emagrecer? Mais uma vez devemos pensar na balança energética. Quem tem um gasto calórico muito baixo semanal pode se benefíciar sim desse hábito. Portanto a dica de usar a escada ao invés do elevador como auxílio no gasto calórico é válida. Contudo devemos sempre consultar um Professor de Educação Física para orientar até que ponto isso pode beneficiar cada pessoa.
No mito nº9 ele aborda um tema muito importante. A sede como parâmetro de hidratação. Aquelas padronizações de beber água a cada 10 minutos ou "x" litros de água por dia pode não ser eficaz, na maioria dos casos. Mas é importante, então, dar sempre atenção a sua sede e lógico atender essa demanda do seu corpo sempre quando ela ocorrer.