//

Emagrecendo com musculação




Muitas pessoas apresentam um receio em treinar musculação com objetivo de perder peso, pois é comum observar quem treina musculação para emagrecer relatarem que sentem suas medidas aumentarem ao invés de diminuir. O que pode então estar acontecendo com essa pessoa? Como utilizar dessa atividade para conseguir emagrecer? A musculação é ruim para quem quer emagrecer?

Essa resposta dependerá de uma série de fatores. O primeiro fator é ligado à carga genética de cada pessoa. Existem pessoas com maiores capacidade para ganhos de massa muscular do que outras, devido, entre outros fatores, a proporção do tipo de fibra muscular que cada indivíduo possui, já que alguns tipos possuem maior facilidade para hipertrofiar.

 O segundo deles será relacionado à alimentação. Para o emagrecimento é fundamental alcançar o famoso balanço energético negativo, que nada mais é que gastar energia superior àquela consumida na alimentação. Dessa forma, a musculação é um grande aliado, pois pode exigir grandes gastos calóricos por cada treino. Contudo, em muitos casos, o aluno treina corretamente, porém não realiza uma boa alimentação e acaba ganhando mais massa muscular do que perdendo gordura e consequentemente aumenta suas medidas.

 O terceiro fator está relacionado com o condicionamento físico da pessoa, pois com menor aptidão o praticante fica propenso a conquistar ganhos em todas suas capacidades físicas, entre elas a força por adaptações neurais e também pelo ganho de massa muscular. Neste caso, dependendo da manipulação de todos os outros fatores, a pessoa sente hipertrofiar muito rápido, o que provavelmente acontecerá em ritmos mais lentos com o passar do tempo. Assim, é preciso o acompanhamento de perto do Educador Físico para que esse possa alterar o programa de treinamento, afim de, controlar essa hipertrofia ao ponto que atenda a necessidade dos alunos sem desagradar aos seus anseios. Isto está relacionado ao quarto fator que se refere à manipulação do treinamento, neste caso é importante salientar que a há uma infinidade de programas distintos de treinamento e cabem a esse profissional direcionar ao objetivo, possibilidades e necessidades do aluno.

Quem pretende emagrecer deve entender que a massa muscular é fundamental para conseguir acelerar o processo de perda de gordura, pois é através dos músculos que conseguimos aumentar nosso gasto calórico de repouso. Além disso, o treino na musculação pode aumentar a termogênese induzida pelo alimento e a atividade da leptina (hormônio secretado pelas células adiposas). Outro benefício é que poderá melhorar a proporção do colesterol bom e o ruim. Portanto, a massa muscular não pode ser encarada como vilã e sim aliada.

Um cuidado especial que as pessoas precisam ter ao ingressar em programa de treino para emagrecimento é o método de avaliação. Parte desse mito que a musculação não é eficiente para esse objetivo, deve-se ao fato que as pessoas utilizam a balança comum como parâmetro. Isso é perigoso, pois a balança não leva em consideração a composição corporal de cada indivíduo e sim todo o conjunto que forma o organismo (massa muscular, massa óssea, massa gorda, líquidos e órgãos). Assim, o indivíduo que ganhou 2kg de massa muscular e perdeu 2kg de gordura apresentará o mesmo peso na balança, porém uma composição corporal diferente e mais saudável.

Portanto, é mais que salutar a utilização da musculação como exercício para emagrecimento, contudo, se deve atentar para fatores como carga genética, alimentação, carga de treinamento e condicionamento físico. Dessa forma, é fundamental o acompanhamento do Educador Físico e do Nutricionista aliado com a determinação e disciplina dos praticantes para seguirem as orientações desses profissionais.

4 comentários:

  1. Acho que esclareceu a duvida de muita gente !!! Obrigada pelos artigos fantasticos que vem publicando !!Raquel

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras e que bom que tirou algumas de suas dúvidas!

    ResponderExcluir
  3. Elton,

    Treinar 3x10 com 35 segundos de intervalo com carga maior é melhor que 3x15,3x12 para emagrecer e ganhar massa e tônus muscular mais rígido?
    Faço musculação terç e quinta e corro 50 minutos seg/qua/sex,mantendo a FC entre 70 a 90%.Isso dá 9 Km por treino.
    Gostaria de saber se meu treino está bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, analisar programa de treinamento é muito complexo e exige ter conhecimento do indivíduo que vai realizá-lo. Portanto, minha resposta será dada sob aspectos gerais.
      Dessa forma, já antecipo que todas as possibilidades apresentadas por você são válidas para seu objetivo, pois exigirão gasto calórico para serem executadas.
      Ao manipular um dos componentes e variáveis da carga de treinamento, provavelmente os outros sofrerão alterações. Assim sendo, ao mudar o número de série outros aspectos como intensidade, pausa, duração de execução por exemplo, poderão sofrer alterações. Vale lembrar que também é importante variar a sua carga de treinamento, pois nosso corpo se adapta aos estímulos dados a ele. Além disso, é fundamental em treinamento progredir a carga de treino, buscando sempre aumentar o grau de dificuldade para executá-lo. Dessa forma, todas as opções apresentadas por você podem fazer parte do seu programa de treino. Podendo ser ainda mais variadas ao realizar 1, 2 5, 6 séries, ou 6 , 13, 20... repetições com pausas maiores ou menores com duração de execução mais lentas ou mais rápidas, ou mesmo o número de exercícios por grupo muscular. Enfim, as possibilidades são infinitas e devem primordialmente respeitar uma progressão.
      Isso vale também para a corrida. Altere intensidade, tempo correndo e andando, reserve um dia para realizar treino com "tiros" de velocidades maiores. Uma dica é conversar com seu professor e buscar saber quais as intenções dele com seu treino, como ele pretende evoluir sua carga de treino... Esperto ter contribuído para sanar suas dúvidas. Caso contrário pode enviá-las novamente. Aguardo sugestões e criticas. Obrigado por participar do Blog. Em breve teremos mais post.

      Excluir