//

Hidratação correta durante exercícios físicos



Muito se acredita que quanto mais água um praticante de atividade física ingerir durante seus exercícios é melhor. Contudo, esse pensamento pode não estar totalmente correto. Pelo contrário, pode até apresentar riscos para a saúde dos atletas.

Segundo MACHADO  et al. (2006), o excesso de hidratação pode acometer um atleta de hiponatremia  (baixa concentração de sódio).  Na maratona de Boston de 2002 aproximadamente 13% dos participantes apresentaram esse quadro, sendo que 3 deles chegaram a patamares tão baixos que correram risco morte. Nessa mesma maratona muitos atletas beberam quantidades tão excessivas que se observou até aumento de peso corporal ao final da prova desses indivíduos.

Os autores ainda alertam que algumas pesquisas mostraram que a função renal pode ter uma diminuição de 20% até 60% durante exercícios físicos. Dessa forma, eles sugerem que a queda da função hepática aliada a grande ingestão de líquidos durante a atividade pode gerar a hemodiluição e assim, deslocamento do excesso de água para o espaço intracelular, que pode ser fatal.

Então qual a quantidade de líquidos os atletas devem ingerir durante os exercícios físicos?

Alguns estudos apontam para a sede como resposta para essa pergunta.  Ainda segundo MACHADO et al. (2006), “Parece-nos coerente que a ingestão de acordo com a sede seja suficiente e mais adequada, pois acreditamos que o sistema nervoso central seja capaz de indicar corretamente o volume de fluido a ser ingerido, a partir de informações por ele integradas sobre todas as demandas do organismo. Além disso, é importante considerar o desenvolvimento do mecanismo da sede como parte do processo evolutivo do ser humano, o qual desenvolveu ao longo do tempo mecanismos diferenciados e perfeitamente integrados para regular o volume e a osmolalidade plasmática, assim como a sua temperatura corporal.”

Dessa forma, é importante que cada praticante respeite sua sede como um dos parâmetros para hidratação durante exercícios físicos.

Bibliografia:
MACHADO et al. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Revista Brasileira Medicina do Esporte _ Vol. 12, Nº 6 – Nov/Dez, 2006

0 comentários:

Postar um comentário

-->