//

Treino para hipertrofia: Post IV Componentes da carga de treinamento



Após conhecer o que é força muscular e suas diferentes concepções e entender como o organismo se adapta aos estímulos dados a ele para melhorar sua capacidade de força é preciso entender quais são os parâmetros de análise do treinamento e como eles se interagem. Para tanto é preciso considerar os COMPONENTES DA CARGA DE TREINAMENTO.

Segundo Chagas e Lima 2008, podem ser considerados os componentes da carga de treinamento volume, intensidade, densidade, frequência e duração.

O volume pode ser entendido de maneiras distintas, por exemplo, pela somatória do peso levantando em cada repetição, ou do número total de repetições no treino ou mesmo o número total de séries e repetições.

A intensidade deve ser considerada o percentual do máximo. Para tanto é preciso determinar o valor máximo absoluto que o individuo é capaz de superar e determinar qual percentual ele utilizará. Vale lembrar que é possível aumentar o peso absoluto sem aumentar a intensidade. Por exemplo: o peso máximo é 100kg e o individuo treina com 80% desse valor, ou seja, 80kg. Com o passar dos treinos ele poderá aumentar o peso para 88kg, porém é possível que seu peso absoluto máximo possa ter alcançado 110kg e assim sendo, 88kg ainda seria apenas 80%.

Duração pode ser considerada como o tempo de estimulo que o individuo está submetido a uma resistência. Por exemplo, em uma determinada série de 10 repetições ele utilizará 40 segundos para completá-la, já em outra ele precisará dos mesmos 40 segundos para executar 8 repetições. No primeiro caso ele precisou de 4 segundos por repetição e no segundo ele demandou 5 segundos, mas a duração total foi  idêntica. Observe que mesmo com a mesma duração a carga de treinamento foi diferente, já que o número de repetições não é o mesmo.

Densidade é a relação entre a duração e a pausa seguinte ao exercício. Por exemplo, quando a duração for de 60 segundo e a pausa 90 segundos a densidade é 1/1,5 quando ela for 60 segundo de duração e pausa de 30 segundos ela será 1,5/1. Uma mesma densidade pode ser aplicada para treinos com características diferentes. Por exemplo, a densidade pode ser 1/1 quando estímulo e pausa duram 30 segundo ou quando duram 120 segundos, note então que ela apesar de igual foi utilizada com treinos totalmente diferentes.

Frequência é o número de sessões de treino durante a semana. Pode ocorrer do individuo treinar mais de uma vez no mesmo dia, por exemplo, manhã e noite 3 dias da semana, assim ele terá uma frequência de 6x na semana.

Esses cinco componentes devem ser sempre considerados durante a elaboração do programa de treinamento, pois ao manipular um deles, provavelmente os outros poderão sofrer alterações, interferindo assim, no estímulo aplicado ao corpo e consequentemente na resposta adaptativa provocada por ele. Dessa forma, é fundamental o acompanhamento de um Educador Físico para conseguir identificar e interpretar como o treinamento deverá prosseguir.

Além disso, ainda precisamos conhecer um pouco mais sobre as VARIÁVEIS DO TREINAMENTO, que também são fundamentais para a prescrição correta de um programa de exercício. Esse será o tema da próxima postagem.


Referência Bibliográfica: Chagas, Mauro Heleno; Lima, Fernando Vitor, (2008): Musculação: Variáveis estruturais. Belo Horizonte: Casa da Educação Física.

0 comentários:

Postar um comentário

-->